Padre José Ítalo Augusto Coelho

Bisneto do Capitão Miguel Dantas, nasceu em Mauriti, filho de Elias Coelho Pereira e Ana Augusto de Araújolima; José Ítalo Augusto Coelho “frequentou o Seminário Menor de

COMPARTILHAR

Bisneto do Capitão Miguel Dantas, nasceu em Mauriti, filho de Elias Coelho Pereira e Ana Augusto de Araújolima; José Ítalo Augusto Coelho “frequentou o Seminário Menor de Crato e Sobral; fez filosofia e iniciou Teologia no Seminário de São Leopoldo- RGS. Concluiu os estudos eclesiásticos no Seminário Pontifício de Buenos Aires – Argentina, com o curso de especialização de Ação Católica”. (in Cartaxos no Cariri Cearense) 

Padre Ítalo foi ordenado em 8 de dezembro de 1948, na Diocese de Sobral, após a ordenação sacerdotal, mudou-se para o Rio de Janeiro a convite do padre Helder Câmara, ingressou na Ação Católica do Brasil, sob a orientação, do então Padre Helder, onde passou a trabalhar junto aos jovens trabalhadores, através da Juventude Operária Católica. (JOC). Foi fundador da igreja de Santa Cruz de Copacabana e pároco por trinta anos, sob os auspícios dos arcebispos Dom Jaime de Barros Câmara e Dom Eugênio Sales. Além do trabalho junto a juventude pobre, Padre Ítalo deixou os escritos as ‘REFLEXÕES PARA OS DIAS DE HOJE”, os projetos “AO ENCONTRO DE DOIS MUNDOS”, do “MEMORIAL PADRE ÍTALO”.  Pregava que “A saída da cegueira é o gesto de AMOR”. Que “O Senhor nos coloca no coração a semente de uma esperança viva e nos ensina a lutar por ela, pela justiça e paz”.

Tags relacionadas

Mais Lidas