Entrevistas presenciais da Paraná Pesquisa, com 2020 pessoas e em 160 municípios (entre 16 e 19 de abril), divulgado hoje (terça-feira 22/04), mostra as intenções de votos no segundo turno:
PRIMEIRO CENÁRIO
- Bolsonaro (PL), inelegível, com 46%
- Presidente Lula (PT) com 40,4%
SEGUNDO CENÁRIO
- Presidente Lula 41 pontos percentuais
- Michelle Bolsonaro (PL) 45%
TERCEIRO CENÁRIO –
- O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) 43,4 %
- 2 -Presidente Lula 40,6%
“Se o segundo turno das eleições presidenciais de 2026 ocorresse hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficaria numericamente atrás do ex-presidente Jair Bolsonaro (hoje inelegível por decisões da Justiça eleitoral), da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), segundo levantamento divulgado nesta terça-feira, 22, pelo instituto Paraná Pesquisas.
O panorama político nacional, no momento, não é favorável ao Presidente Lula, mesmo com Bolsonaro inelegível, os possíveis candidatos de oposição a Presidente da República: Michelle Bolsonaro e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), perdendo para Lula no primeiro turno, se a eleição de 2026, fosse hoje, ganhariam a disputa no segundo turno.
Esse é o recado que o mundo da economia envia ao PT e a Lula, o que poderíamos chamar de efeito PICANHA E CERVEJA; não se tem, ainda, uma avaliação do efeito TARIFAS TRUMP (DONALD). Que pode melhorar a economia ou resvalar em aumento do dólar e de preços, o que indiscutivelmente irá afetar o mercado, com consequências negativas para gestão petista.
A pesquisa ouviu mais de 2020 pessoas em 160 municípios, por meio de entrevistas presenciais. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.