O que deveria ser um exemplo para o país, o DETRAN do DISTRITO FEDERAL torna-se a vergonha nacional; Dois servidores envolvidos recebiam R$ 50,00 para cada emissão irregular do ATPV. Com essa prática faturavam cerca de R$ 30 mil mensais.
“As apurações começaram a partir de denúncias registradas na Ouvidoria-Geral do Distrito Federal, as quais revelavam que dois servidores do Detran-DF faturavam muito dinheiro com o esquema ilegal. Os denunciados também teriam atuado como “despachantes”, com atendimento a donos de agências de veículos sem seguir os procedimentos legais e atuação mediante o recebimento de valores indevidos”. Há suspeita de existência “de advocacia administrativa, corrupção passiva, inserção de dados falsos em sistema de informações e condescendência criminosa dentro do Detran-DF. A apuração conta com apoio da corregedoria da autarquia”.
“Na manhã desta segunda-feira (17/3), as equipes cumpriram quatro mandados de busca e apreensão contra dois servidores, além de terem feito apurações nas unidades do Detran em Brazlândia e no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) – ambas vinculadas aos servidores suspeitos””.
Ainda segundo as investigações, eles atuavam havia mais de 14 anos no ramo de revenda de carros. O que mostra que enquanto os falsários tem agilidade de ação, a CORREGEDORIA do DETRA-DF anda a passos de tartaruga, isto é, quando anda.