MAURITI, AVENIDA SINVAL LACERDA,ESSA AVENIDA CONTA NOSSA HISTÓRIA

A AVENIDA SINVAL LACERDA, tem início na rua Henrique Alencar e demanda em direção ao bairro Canário (Cesar Nascimento),na chácara ARENA EXPTUB,

COMPARTILHAR

A AVENIDA SINVAL LACERDA, tem início na rua Henrique Alencar e demanda em direção ao bairro Canário (Cesar Nascimento),na chácara ARENA EXPTUB, faz um ângulo de noventa graus a direita, até interceptar a rua Senhora Santana.

Ao longo do tempo, av.Sinval Lacerda passou por mudanças, na sua fisionomia arquitetônica, no perfil econômico, de seus moradores, bem como, alterou sua denominação ao longo de sua história: na década de 1960 chamava-se rua General Tibúrcio; nas décadas de 1970, 1980, teve como patrono o ex-governador Adauto Bezerra, nominada avenida Adauto Bezerra; a partir da década de 1990, homenageou o agropecuarista e político Nicodemos da Silva Lacerda, passando a ser designada Av. Sinval Lacerda.Às mudanças de nome foram acompanhadas por alterações no status econômico de seus moradores: de uma rua onde predominava, majoritariamente, domicílios residenciais ,das famílias: de Expedito Barreira, Sinval Lacerda, Batista Montenegro, seu Duquinha, Constantino, Róseo Vasques, João Pereira, Raimundo Cipriano, Pedro Davi, Assis Teófilo, Luiz Roseno, Maria da Espingarda, Pedro de Bidão (José Pedro Mateus), Dão Vasques, Valter Mamede, Zé Bezerra, Nilo Pimenta/Vera Pimenta, Chico Maranhão, Valter e Domingo Maranhão, Dede/Nito, Padre Argemiro e familiares, Zé Dionísio Maranhão, Luis Maia, André Ferreira, Wilson Bezerra, Lucena Hipólito, entre outras famílias; nessa época, vizinha às residências pontuavam pequenos pontos comercias, as bodegas. Hoje, av. Sinval Lacerda, tem outra conformação, de uma rua residencial transformou-se em uma plataforma urbana de negócios, como demonstra as fotos abaixo:

Portanto,resistem nesse logradouro poucas residências, bem como pequenos comércios (bodegas); predomina o médio e ogrande comércio, com a vizinhança de templo religioso, cartório de registro e unidades de saúdes, particulares e pública. Feita essa observação, cabe o conceito do urbanista  Arq. Guillermo Tella¹,“onegócio é um dos ingredientes essenciais para o desenvolvimento urbano. Representa um elemento estruturador da cidade, o que dá vitalidade tanto aos centros como aos bairros, e gera dinâmicas de consumo com enormes potenciais para a criação e atração de novos centros de transferência, como “áreas comerciais” ao longo das ruas ou avenidas”,. Olhando sob essa perspectiva a administração municipal, deveria buscar uma nova lógica de gestão para av. Sinval Lacerda, com mais investimento público, que torne o espaço urbano degradado, em um grande centro de negócios.

A homenagem que a Câmara de Vereadores de Mauriti, prestou a NICODEMOS SILVA LACERDA (31/07/1936-07/10/1991), (popularmente conhecido por SINVAL LACERDA), homem de origem simples: o pai pequeno agricultor, Miguel da Silva Lacerda a mãe Maria Sacramento do Nascimento, professora, uma mulher além de seu tempo;“ professora Maria Sacramento do Nascimento Lacerda foi a primeira mestra do distrito do COITÉ, contrata pela Prefeitura Municipal Mauriti. Estudou no Colégio Santa Tereza em Crato, onde concluiu o Curso Normal”; para dedica-se ao magistério, retornou a sua localidade, dedicou-se a educação das crianças do Coité”. Sinval, aluno de sua genitora, conseguiu concluir apenas a quarta série do primeiro grau, primogênito de uma família com mais três irmãos, em face das limitações financeira, teve que trabalhar forte desde sua adolescência, para ajudar no sustento da família. 

“Casou-se com a Sra. Maria Salete Martins Lacerda (In memórian), com quem teve 06 (Seis) filhos: Teófilo César de Lacerda (Engenheiro Civil), José Wilson de Lacerda (Engenheiro Agrônomo), Nicodemos Silva Lacerda Júnior (Advogado), Antonio Marcos Lacerda, Mário Davi Martins Lacerda (Mestre em Ensino de Biologia), e Ângela Cibele Martins Lacerda (Pedagoga); os filhos lhes deram 18 (dezoito) netos e 07 (sete) bisnetos”.

Agropecuarista, dedicou-se a criação de animais de grande e pequeno porte, foi um dos pioneiros na realização de feira de comercialização de animais em Mauriti, além de participar da conhecida feira do Caruaru – PE, onde negociava seus animais. Ao tempo em que cuidava de suas fazendas: Queimadas, São Miguel, Timbaúba, Sipaúba, Mombaça e Palestina, como produtor de médio porte, explora as culturas de, milho, feijão e algodão.

Foi um dos pioneiros na realização de “Festa de Vaquejada” em nosso Município, promovendo anualmente 04 (quatro) desses eventos: na Sede, Palestina do Cariri, São Miguel e Buritizinho, Nesses dois últimos distritos, destinava toda renda obtida, para a “noite dos vaqueiros”, na festa do Padroeiro do lugar; além de ser fervoroso devoto da Imaculada Conceição; com sentimento gregário aguçado, foi um empreendedor social ativo: diretor fundador da SOREMA – Sociedade Recreativa Mauritiense; membro do ROTARY CLUBE; membro do Comissariado de Menores (atualmente Conselho Tutelar); Sócio fundador da APAMIM – Associação de Proteção a Maternidade e a Infância de Mauriti (Hospital e Maternidade São José) e do Círculo Operário São José. Do ativismo social, Sinval deu um passo para a política: elegeu-se vereador por duas vezes: 1970 com 363 votos; 1972, com 544 votos. Eleito pela ARENA, partido criado pelo AI-2 (Ato institucional nº 2), ligado ao governo militar, tinha como missão defender as teses dos generais presidentes.

Foi candidato a Prefeito Municipal por duas vezes,1978 e 1982, sem lograr êxito, pois enfrentava o rolo compressor dos irmãos Bezerra, que apoiavam os opositores de Sinval em Mauriti; Cel. Adauto deputado, governador e Cel.Humberto, deputado, vice-governador, eram hegemônicos na Região do Cariri; com a edição do AI-3 (ato institucional nº3) que dispõe  sobre eleição indireta para governador e prefeitos das capitais, a supremacia política dos irmãos Bezerra na região, consolidam poder de seus adeptos em Mauriti, a vitória destes nas eleições municipais era questão de honra.

Na eleição de 1988, SINVAL se compôs com o grupo político de Expedito de Oliveira Leite, como vice na chapa de Adailton Leite. Nessa eleição o enfrentamento político teve como adversário dr. Zé Marcondes, seu antigo aliado e apoiador.

SINVAL, faleceu aos 55 anos, de enfarto agudo do miocárdio, na sua residência do Sítio Queimadas, em Mauriti, quando cumprira a metade do mandato de Vice Prefeito de nosso Município.

NOTA:

1) ARQUITETO ARGENTINO
2) DADOS BIOGRÁFICOS, CONTRIBUIÇÃO DE NICODEMOS SILVA LACERDA E MÁRIO DAVI
3) INFORMAÇÕES SOBRE A AVENIDA WILSON MATEUS

FRANCISCO CARTAXO MELO

Professor da UECE aposentado, Economista/Analista de Planejamento Seplag/Iplance aposentado, Consultor organizacional FLACSO (Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais)

Tags relacionadas

Mais Lidas