Anauá para os políticos é como a Planta Digitalis

Anauá para os políticos é como a planta Digitalis, “é uma planta bienal (aquela que demora 24 meses para florescer), saem no

COMPARTILHAR

Anauá para os políticos é como a planta Digitalis, “é uma planta bienal (aquela que demora 24 meses para florescer), saem no primeiro ano, florescem no segundo ano e depois morrem”. Assim, elas semeiam facilmente, então plante-as de dois em dois anos, como os políticos que visitam Anaua de dois em dois, a cada eleição. Plantam suas promessas, visitam os moradores do distrito, após as eleições só reaparecem dois anos depois com as mesmas promessas, mas como a flor digitalis desaparecem em seguida. Mesmo assim, Anaua não perde seu encanto: a bondade de sua gente, a beleza do açude, a arquitetura invejável de sua pequena igreja, o pau-d’arco (IPÊ) em suas variedades de cores, de junho a setembro, embeleza com suas flores vermelhas, amarelas, roxas, a caatinga, as capoeiras e os serrotes que bordejam o distrito, tendo como coadjuvantes as demais flores da caatinga: marmeleiro, catingueira, jurema, entre outras. Podemos, também, destacar a importância da Serra das Três Irmãs, pela sua arquitetura natural, pelas lendas contadas pelos mais velhos que embevecem o visitante, são tesouros que os políticos não enxergam, recursos potenciais a serem explorados pelo turismo rural.

O açude do Anaua, (foto abaixo), construído em 1954, pelo Prefeito Municipal de Mauriti, José Teodorico de Sousa Leite, (1951-1954), sob os auspícios do governador do Estado Raul Barbosa, que em seu plano de governo tinha como prioridades a construção de açudes e barragens, em face do sofreamento pelo qual passava

a população cearense, pois foi muito baixa a pluviosidade no Estado no período 1950-1955. Esse açude sofre o mesmo descuido das autoridades, pelo qual passam as ruas da sede do distrito, evidencia, também, a falta de compromisso com vistas a pavimentação da CE-395 que liga Mauriti a Anaua.

Podemos dizer que o açude do Anaua é a joia da coroa do distrito, para a efetivação do turismo rural; todavia está largado ao descaso, sofrendo a cada inverno mais intenso ameaças de arrombamento, quando poderia ser transformado em um equipamento turístico, uma área para pesca artesanal e um ponto de lazer para a comunidade local. Fica o alerda senhor prefeito e vereadora secretária, cuidem da sua terra, quem não ama sua terra, não ama ninguém; observe o que dissera Buda: “ao cuidar dos outros, você cuida de si mesmo”

PREFEITURA COM MAQUINAS FAZENDO A REABERTURADO SANGRADOR DO AÇUDE

FRANCISCO CARTAXO MELO – ARTICULISTA DO WWW.ESPACOCARIRI.COM

Tags relacionadas

Mais Lidas